terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividades para alunos pré-silábicos

4º ano...3º Bimestre... quem nunca se deparou com essa realidade? Chegar aluno no 3º Bimestre que ainda está pré-silábico? Se nunca aconteceu com você, agradeça a Deus, mas comigo aconteceu e foi muito duro! Veja o meu relato em 2007 e a ajuda que recebi de amigas.

Bom dia Grupo

Estou aqui quebrando a cabeça tentando montar atividades para um aluno pré-silábico que recebi esse mês. A minha maior dificuldade é encontrar atividades que realmente tenham significados, pois é a primeira vez que pego um aluno dessa maneira Tudo que eu trabalho com ele em um dia, no seguinte ele esquece.

Como estou com uma sala de 3ª série que já apresenta uma defasagem de aprendizagem, tendo que trabalhar coerência, coesão, parágrafação, segmentação, ortografia, interpretação, a chegada desse aluno, apesar de contribuir para meu aprendizado, está me deixando um pouco esgotada física e emocionalmente.

Preciso de ajuda, pois sei que o trabalho com ele deve ser diferenciado, aí é que está a questão, às vezes ele não quer fazer atividade diferenciada e isso me incomoda bastante.

Em anexo uma atividade que elaborei pra ele

bjos

Susana

Susana, entendo sua angustia. Gostei muito da atividade que você preparou e ela, ao meu ver, está de acordo com seus objetivos. Creio que o que está dificultando seu trabalho é a resistência do aluno ao trabalho diferenciado e entendo perfeitamente o lado dele também.

É um verdadeiro desafio para ambos. Bem, vejamos, certa vez me enviaram um aluno de 15 anos - 7ª série - que era pré silábico. Ele frequentava minha sala de 1ª série e eu precisei elaborar um trabalho totalmente voltado para o que lhe chamava atenção. Procurei textos na internet que tivessem um lado cômico e observei que isso lhe motivava. Então, explorei bastante esse tipo de texto nos trabalhos mas também deixava que ele fizesse as ativ que a turma fazia. Ia dosando.

Tente descobrir o tipo de texto que ele gosta e tente fazer um trabalho voltado para esse tipo de texto. Pode ser que os textos que se sabe de cor já não façam parte da idade psicológica dele.

Desculpe, não sei se estou falando besteira, estou colocando o que vejo no meu dia a dia.
Meu aluno Felipe, que é especial, sempre se recusa a fazer atividade diferenciada, então sempre pego ele de lado e vou auxiliando individualmente. ele já está conseguindo escrever palavras silabancdo -batatinha=b com a- ta t com a- ti t com i -nha n h a. Eu considero um grande avanço já que ele era pre sílabico garatuja e não conseguia memorizar nem os nomes das letras.

Enfim, su, você tem que analisar tudo até encontrar um caminho.
Bjs, querida
Sonia R Ubeda

Suzana, é difícil né? entendo sua angústia. Você pode trabalhar com nomes próprios, alfabeto móvel( montar palavras de alguma poesia conhecida pelos alunos), escrita espontânea " listas"(frutas,animais,objetos) sequência alfabética, quebra cabeça de palavras, parlendas e quadrinhas, observação de quantidade de letras entre palavras
grandes e pequenas.

Você pode pedir para um coleguinha da sala ajudá-lo ..... as vezes eles entendem melhor o que um amigo explica do que a professora.Outrapossobilidade seria encaminha-lo para uma sala de reforço no horário inverso ..... ou mesmo sala de apoio.

Espero ter ajudado em alguma coisa
beijos
Silvia Mota

Susana

Eu já trabalhei com alfabetização e posso te dar umas dicas.
1. Ele conhece todas as letras do alfabeto? Isso é imprescindível. Eu costumo tomar leitura primeiro em ordem e depois fora de ordem.

2 Se ele não conhece, é importante dar ativs. para q ele coloque a 1 letra do desenho.

3 letras móveis para que ele forme palavras com interferência, enfatizando com que letra começa, com que letra termina. Perceba, para isso ele tem que conhecer o alfabeto.

4 Se ele conhece o alfabeto. Cruzadinha com banco de palavras ( ativ. de leitura)

5 - album de figurinhas . Montar uma folha com nomes de animais e outra com os desenhos para ele recortar e colar no local adequado.

Sei que não é facil, é bem trabalhoso. Eu estou com uma 4 serie e dos 37, 9 não são alfabetizados. Do ínicio do ano para cá eles avançaram em suas hip. de leit e escrita com as minhas atividades paralelas.

Espero ter te ajudado

Bjos. Prof. Miriam Canelas

Sem comentários:

Enviar um comentário