quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Convites: como introduzir esse gênero textual

Dados da aula:
Ana Beatriz Gama da Mota

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

: Andréa Vassalo Fagundes
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social de um convite.

Ler e interpretar convites diversos.

Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produzir um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionar um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrá-lo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero convite.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE.

Querido aluno!!

Convido você para assistir a uma exposição de "CONVITES".

Dia: quinta-feira, 09/09/2010.

Hora: 15 horas.

Local: Sala de aula.

Não falte!!

Sua professora de Língua Portuguesa.

a) No dia marcado, cole numa cartolina branca vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.

ALGUNS MODELOS:

Fonte: convitesexclusivos.com.br Fonte: graficaogremio.com.br

Fonte: astilp.blogspot.com Fonte: escoladeimagem.com.br

Fonte: convitechabebe.blogspot.com

2. Quando os alunos entrarem na sala de aula, leve-os até ao cartaz e peça-os que observem com muita atenção os convites ali expostos.

PROFESSOR: Permita que os alunos observem livremente o(s) cartaz(es) e esclareça as dúvidas que por acaso surjam.

3. Esclarecer aos alunos que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um CONVITE.

4. Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar o máximo de conhecimentos prévios que o aluno tiver.

5. Falar aos alunos que o convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.

1.Entregar aos alunos uma folha contendo os seguintes convites e as seguintes atividades relacionadas.

CONVITE 1

CARLA e GILBERTO

com a benção de seus pais

Arnaldo de Oliveira José Reis

Maria de Oliveira Lilian Reis

Convidam para a cerimônia de casamento a realizar-se

no dia 22 de setembro de 2010, às 19 horas, na Igreja da Esperança -

Rua Bom Pastor, 55 - Rio de Janeiro - RJ.

Os noivos receberão os cumprimentos no Salão Paroquial,

ao lado da Igreja.

Rua das Rosas, 123 Rua Brasil, 321

Rio de Janeiro - RJ Porto Alegre - RS

a) Por qual motivo o convite foi elaborado?

b) Quem são as pessoas que estão convidando?

c) Qual o local e a data do acontecimento?

d) O convite permite saber se haverá ou não uma festa ou recepção para os convidados? Como você descobriu?

e) A que se referem os endereços que aparecem no final do convite?

f) Imagine se, no convite, não houvesse a informação do horário de acontecimento do evento. O que poderia acontecer?

g) Esse tipo de convite costuma ser dirigido a adultos ou crianças? Por quê?

CONVITE 2.

Fonte: templatesdigitais.com

a) Por qual motivo esse convite foi feito?

b) Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê?

c) É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê?

d) Quem não conhece a Ana Júlia saberá onde acontecerá sua festa de aniversário?

e) Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Júlia?

f) Reescreva o convite de aniversário de Ana Júlia, completando-o com os dados que faltam.

Produzindo um CONVITE

Como podemos observar, dependendo do destinatário e do objetivo do convite, a linguagem pode variar: mais formal, ou seja, mais elaborada, ou mais informal, isto é, mais descontraída.

Proposta: Elaborar um convite.

a) Os temas podem variar, mas como proposta de interdisciplinaridade, sugiro a confecção de um convite com o objetivo de prestigiar uma exposição de trabalhos produzidos em outras disciplinas.

b) Outros temas para convites a serem entregues aos colegas de sala: visita a um acampamento; uma viagem a Lua; uma festa a fantasia.

c) Empregar uma linguagem de acordo com a finalidade do convite a ser elaborado.

d) É importante não esquecer de colocar informações como: nome do remetente e do destinatário, data, horário, local e outros que julgar necessário.

e) O professor deverá fazer as correções necessárias, antes do aluno passar a limpo.

f) Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens.

g) Ao final da produção, entregar os convites aos seus destinatários.

PROFESSOR: Depois que todos enviarem e receberem os seus convites, elaborar junto com os alunos, um mural para expor os convites produzidos pela turma já ilustrados.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor deverá avaliar se o aluno:

Reconheceu a função social de um convite.

Leu e interpretou convites diversos.

Identificou o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produziu um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionou um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrou.

Postado originalmente em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23187

1 comentário:

  1. Adorei a introdução, muito criativa.Adorei!!!

    ResponderEliminar